Mindfuck: Vivemos dentro de um Sonho? - Filosofia Real e Pensamentos


Você já teve a sensação de que em algum momento você iria acordar e sua vida seria totalmente diferente desta que está vivendo agora? Acho que eu não sou a única maluca desta terra, então trouxe um Mindfuck, pra você ficar aí quebrando a cabeça durante a semana.

Esta Matéria em Vídeo


Todos conhecemos a experiência: estamos tendo um sonho delicioso e lindo, interrompido repentinamente e de maneira rude pelo alarme. Acordamos e começa nosso dia. É mesmo?

Você pode ter certeza de que não está sonhando exatamente agora, que não esteve sonhando toda sua vida? Essa não é meramente uma pergunta do filósofo dorminhoco, porque, se você não tem certeza de que não está sonhando, então como pode ter certeza de que qualquer coisa na qual acredita em relação ao mundo é verdade?

Poderia dar um beliscão em si mesmo? Bem, poderia, mas então como você saberia que não está sonhando sobre o beliscão e depois estaria fazendo a transição para um sonho diferente?

Uma vez eu decidi fazer um diário de meus sonhos. Rapidamente descobri que só conseguia me lembrar dos sonhos que tive pouco antes de acordar, aí comecei a acordar durante a noite para registrá-los. Algumas noites desse sono interrompido e eu estava exausto! Então meu corpo (ou minha mente) decidiu me enganar: acordei uma manhã e descobri que meu caderno estava, na verdade, vazio. Eu tinha sonhado que havia acordado para anotar meus sonhos!

Nesse ponto, percebi que havia sido derrotado, mas também sabia que tinha um problema mais sério. Tenho certeza absoluta, 100%, de que estou acordado escrevendo isso. Também tenho certeza absoluta, 100%, de que tenho uma esposa, um corpo físico e de que os outros objetos físicos existem, porque consigo perceber todas essas coisas. No entanto, também estava completamente seguro durante minha fracassada experiência de que estava acordado e anotando os sonhos, e olhe até aonde isso me levou.
Pode ser, então, que quase tudo em que acredito sobre o mundo seja falso? Que até minha adorável esposa é, literalmente, apenas a mulher dos meus sonhos?

Me conte sua experiência de viagem fora da realidade, estou curiosa. Quando eu era pequena, pensava que meus pais e meu irmão eram, na verdade os ursinhos Ewoks e que algum dia eles iriam tirar aquela fantasia de ser humano e sair pra me matar. Hahaha.

Redes Sociais


Fonte e Agradecimentos:
Filosofia em 60 Segundos - Andrew Pessin

Comentários